Prevenindo rugas usando alimentos certos e saudáveis

Prevenindo rugas usando alimentos certos e saudáveis

Embora os danos do sol desempenhem um grande papel na formação de rugas, o açúcar nos faz envelhecer mais rapidamente também e da pior maneira, de dentro para fora.

Um processo conhecido como glicação, onde o açúcar se liga à proteína e cria uma nova molécula que é destrutiva para o corpo (conhecida como glicação avançada do produto final ou AGE) é responsável por muitos sinais de envelhecimento da pele.

Estes incluem:

  • Elasticidade reduzida;
  • Desbaste;
  • Textura semelhante ao couro;
  • Teias de aranha ou veias ao redor do nariz, bochechas e queixo;
  • Pontos da idade;
  • Rugas;

Não adianta ficar passando cremes antirrugas e antienvelhecimento (conhecidos também como anti-age), o que temos que fazer é cuidar da alimentação.

Quando se faz uma dieta muito rica em açúcar você desenvolve altos níveis de AGEs.

O açúcar versus DNA

Você sabia que o açúcar em sua dieta pode fazer você envelhecer mais rápido? Uma dieta rica em açúcar pode contribuir para o aparecimento de envelhecimento da pele, bem como varizes, manchas senis e rugas.

As rugas não são apenas um sinal de envelhecimento da pele.

Se você comer alimentos que tem muito açúcar, você estará colocando uma pressão adicional sobre o seu corpo. O processo de glicação é estressantes para o corpo, liberandos radicais livres e inflamando o corpo. A glicação endurece os vasos sanguíneos e torna rígido o tecido fibrótico.

Embora muitas das rugas que possuímos são resultados de uma dieta rica em açúcar, o estresse literal de um hábito de consumo de açúcar pode prejudicar o corpo em mais de um sentido.

Exemplos do que o excesso de açúcar pode fazer em seu corpo:

  • Causar danos a órgãos como o fígado;
  • Gerar radicais livres e inflamar o corpo;
  • Causar quebras nas fitas de DNA;

Os elevados níveis de açúcar podem causar quebras no ADN, conhecido também como ADN glicada. Este DNA quebrado aciona o sistema imunológico podendo levar as doenças autoimune (onde o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis por engano).

Mesmo o açúcar das frutas sendo totalmente natural (e não transformado como ocorre com os açucares de pacotes vendidos no mercado), podem não ser seguros se consumidos em excesso.

O açúcar das frutas, conhecido como frutose é encontrado também em outros alimentos, como:

  • Agaves;
  • Mel;
  • Xarope de ácer (xarope de bordo);
  • Frutas de videiras e árvores;
  • Vegetais de raiz, como a beterraba;
  • Cana de açúcar;
  • Milho;
  • Condimentos, assados e charcutaria que contenham xarope de milho;

Então o que devo comer para evitar as rugas?

A dica é estabelecer uma neutralidade em seu organismo consumindo sempre açúcar natural (frutose) em baixa quantidade, se possível, e consumir mais frutas ácidas com baixo nível de frutose, como:

  • Limões;
  • Lima;
  • Bagas;
  • Sucos sem açúcar de Oxicoco, romã e groselha preta;

Se você gosta muito de açúcar, uma dica para combater a ansiedade por esta substancia é acrescentar alimentos fermentados para a sua dieta.