Alimentos orgânicos: Porque fazem bem à saúde?

Alimentos orgânicos: Porque fazem bem à saúde?

Alimentos orgânicos são aqueles produzidos pela agricultura biológica onde pesticidas sintéticos e fertilizantes químicos não são permitidos. Além disso a pratica de cultivo deste tipo de alimento é cíclica, promovendo equilíbrio ecológico e conservação da biodiversidade.

E quais as diferenças entre alimentos orgânicos e não-orgânicos?

Segundo estudos, alimentos orgânicos possuem maior quantidade de antioxidantes, menores níveis de metais tóxicos e pesticidas.

Além disso a quantidade de antioxidantes é cerca de 19% a 69% maior que nos alimentos não-orgânicos, fazendo com que a ingestão de alimentos naturais orgânicas tenha maior benefício para nosso corpo, podendo inclusive ser consumido em menor quantidade.

Lembrando que consumir mais antioxidantes ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e certos tipos de câncer.

No Reino Unido a agricultura biológica ajudou a resolver um significativo problema de degradação do solo e uso de fertilizantes em excesso que estavam poluindo os rios.

Ingerir alimentos saudáveis e orgânicos me fará mais saudável?

Com certeza a resposta é SIM. Alimentos orgânicos possuem um processo de plantio natural onde se evita o uso de pesticidas não naturais (que podem provocar câncer) e utilização de adubos químicos (que fazem as plantas e frutas crescerem rapidamente mas sem os nutrientes necessários).

Mesmo os alimentos orgânicos sendo ligeiramente mais caros que os não-orgânicos, seus benefícios a saúde, sabor e menor poluição e degradação da natureza fazem com que o consumo destes alimentos tenha papel fundamental não só para sua saúde mas para o planeta em si.